ENERGIA SOLAR

InicioEnergia Solar

image

O que é Energia Solar?

Como o próprio nome já diz, energia solar é uma energia que é proveniente do SOL. Primeiramente, precisamos entender que existem vários tipos de energia: energia elétrica, energia térmica, energia mecânica, dentre outras, cada uma delas com sua função e característica. Desta maneira, a energia solar é proveniente da luz e do calor do sol, podendo ser transformada em diversos tipos de energia, conforme a tecnologia utilizada para esta conversão.

Os tipos mais comuns de energia solar são:

* Energia Solar Térmica

A conversão se dá para a energia térmica, que pode ser utilizada para aquecimento de água, aquecimento e refrigeração de ambientes ou processos de geração de calor.

* Energia Solar Fotovoltaica

Através do efeito fotovoltaico, os raios de sol são transformados diretamente em energia elétrica.

É através da Energia Solar Fotovoltaica que nós, consumidores de energia elétrica, conseguimos reduzir nosso consumo e, consequentemente, nossa conta de energia!

image

Através das famosas “placas” fotovoltaicas, a luz do sol é transformada em energia elétrica, porém, na forma de corrente contínua. Como a grande maioria de nossos aparelhos e máquinas utilizam a corrente alternada para funcionar, é necessário que um dispositivo realize essa conversão. Este dispositivo é chamado de Inversor. Depois de transformada em corrente alternada, a energia das placas está pronta para ser utilizada por nós, então, só precisamos conectar este Inversor em um de nossos quadros elétricos e, a partir daí, a energia ficará disponível para as nossas cargas.

A energia que não é utilizada por nós, pode ter dois destinos básicos: ser armazenado em baterias ou ser jogado na rede elétrica da concessionária de energia. As usinas solares que utilizam bateria são chamadas de OFF-GRID e as que são conectadas à rede, são chamadas de ON-GRID.

Atualmente as normas brasileiras preveem a conexão de usinas do tipo ON-GRID, ou seja, onde a energia excedente é diretamente jogada na rede da distribuidora. Esse tipo de geração recebe o nome de GERAÇÃO DISTRIBUÍDA, pois já fica próximo aos locais onde esta energia será consumida, não precisando viajar longas distâncias.

Desta forma, uma USINA SOLAR FOTOVOLTAICA ON-GRID, possui os seguintes componentes:

* Módulos fotovoltaicos: responsáveis pela conversão direta da luz do sol em energia de corrente contínua. Também são chamados de placas solares.

* Cabos CC: são responsáveis pela condução da energia de corrente contínua até o inversor.

* Estruturas de fixação: são responsáveis pela fixação dos módulos no telhado ou solo, fazendo com que as placas fiquem firmemente presas e seguras.

* Stringbox: quadro que abriga as proteções de corrente contínua como dispositivos de proteção contra surto CC e chaves seccionadoras. Alguns inversores possuem essas proteções internas e, por isso, o uso das stringboxes pode ser dispensado nesses casos.

image

* Inversor: Responsável por transformar a energia de corrente contínua em alternada.

* Cabos CA : são responsáveis pela condução da energia de corrente alternada até o quadro elétrico CA e medidor.

* Quadro elétrico CA: local onde os cabos de corrente alternada são ligados às suas proteções elétricas, tais como dispositivos de proteção contra surto CA e disjuntores.

* Medidor de energia: dispositivo que mede toda a energia consumida e a energia excedente (não utilizada diretamente pelas cargas) proveniente da usina solar.

Ao final do mês, a conta de energia a ser paga seguirá uma das seguintes opções:

1) Para usinas com ingresso de projeto até 7 de janeiro de 2023 (validade até 2045):

a. Caso a energia consumida seja igual ou inferior a energia injetada: custo de disponibilidade + diferença de ICMS entre as parcelas TUSD fornecida e TUSD injetada + taxa de iluminação pública.
b. Caso a energia consumida seja superior a energia injetada: diferença entre a energia consumida e a injetada + diferença de ICMS entre as parcelas TUSD fornecida e TUSD injetada + taxa de iluminação pública.

2) Para usinas com ingresso de projeto após 7 de janeiro de 2023:

De acordo com regra estabelecida na nova lei de Nº 14.300 e diretrizes que ainda serão estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como funciona o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) ?

O SCEE foi regulamentado pela ANEEL através das Resoluções Normativas Nº 482/2012 e Nº 687/2015 e, mais recentemente, pela Lei de Nº 14.300 de 6 de janeiro de 2022.

Em linhas gerais, o SCEE estabelece que a energia consumida será compensada pela energia injetada na rede, independente do valor da tarifa de energia e respeitando os postos tarifários.

Podem aderir ao SCEE os consumidores de energia regulada, pessoas físicas ou jurídicas e suas respectivas unidades consumidoras, desde que a central geradora não tenha sido objeto de registro anterior em outra forma que não seja Geração Distribuída.
Existem algumas possibilidades de usufruir desse sistema, sendo elas:

* Microgeração ou minigeração distribuída com geração local ou remota;
* Integrantes de empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras;
* Com geração compartilhada ou integrantes de geração compartilhada;
* Caracterizados como autoconsumo remoto;

Atenção: em todos os casos em que a usina abastece mais de uma unidade consumidora, a energia que será destinada as unidades externas será apenas a excedente, ou seja, apenas o que restar, depois de compensada toda a energia consumida da unidade consumidora onde está instalada a usina.

image


No caso de SOBRA de energia, ou seja, se depois de todas as unidades terem sido compensadas, ainda houver energia gerada pela usina solar, não se preocupe! Você terá até 60 meses para utilizar esses CRÉDITOS acumulados.

Então eu posso ZERAR a minha conta de energia?

Nenhuma conta de energia pode ser zerada, pois sempre teremos que pagar o custo de disponibilidade à distribuidora mais a diferença do ICMS das parcelas TUSD fornecida e TUSD injetada mais a taxa de iluminação pública (que é arrecadada para a prefeitura de cada município). O custo de disponibilidade existe independente da energia solar. Quando você possui um consumo abaixo do consumo mínimo faturável em um determinado mês, ainda assim pagará o custo de disponibilidade à distribuidora, mesmo não tendo energia solar.

image

Mas, afinal, a Energia Solar vale a pena ?

SIM! Energia Solar é um INVESTIMENTO. Você pode chegar a uma redução mensal de até 95% do valor de sua conta, sem falar no tempo de retorno do investimento que, na maioria dos casos, fica em torno de 3 anos. Além disso, ao gerar sua própria energia, você “congela” a tarifa de energia e, assim, os aumentos tarifários e as bandeiras tarifárias serão aplicadas apenas ao seu custo de disponibilidade, e não mais a todo o seu consumo.

Quer saber quanto você poderia economizar com Energia Solar ?

Solicite já seu orçamento e conheça todas as características técnicas e financeiras da sua usina!


E quais os benefícios da Energia Solar ?



Economia de até 95%
Toda a energia gerada é aproveitada e volta para você reduzindo sua conta em até 95%.


Energia Solar é INVESTIMENTO
Seu retorno financeiro supera a maior parte dos investimentos tradicionais.


Valorização do seu imóvel
Já pensou em morar numa casa onde não se paga energia?


Sustentabilidade
A energia do sol é renovável, limpa e inesgotável. Contribua você também para um mundo melhor.


Monitoramento Remoto
Veja o que sua usina está produzindo de forma online e em tempo real.


Durabilidade
Os módulos fotovoltaicos têm garantia de produção de energia de pelo menos 25 anos!

Ficou com alguma dúvida? Tem algo a mais que você gostaria de saber ?

Envie-nos uma mensagem! Será um prazer atendê-lo.

Nossa prioridade é o conhecimento e o bom atendimento.

Vem APRENDER e SER SOLAR com a gente!

image


image

VENHA ECONOMIZAR COM TRUSTEC
Faça a sua avaliação gratuita e confira as nossas soluções.
USE ENERGIA SUSTENTÁVEL !!! Solicite já atendimento de um de nossos especialistas
E-mail: comercial@trustec-energia.com.br ou Telefone: (88)98114-2215